Item usado de minha coleção particular em estado de conservação detalhado abaixo.
Produto: LP Paul Kossoff | Back Street Crawler (RARO UK) 1973/NM (Near Mint) R$350
Condição: Usado – Quantidade: 1 – Disponibilidade: Em estoque
Preço: R$ 350 – Para retirada física na Galeria do Rock (SP) de segunda a sábado.
Para compras com entrega via correio, clique no botão CONSULTAR COM FRETE.
Pagamento via PIX ou MERCADO PAGO. Fale comigo pelo WhatsApp para mais detalhes.

Teve suas primeiras experiências no cenário britânico de blues rock tocando com a banda Black Cat Bones, onde chegou a dividir o palco com um jovem Peter Green (Fleetwood Mac). Sua paixão por Eric Clapton e pelo som cru do blues americano moldou sua identidade como guitarrista.
Em 1968, ao lado do vocalista Paul Rodgers, do baixista Andy Fraser e do baterista Simon Kirke, Kossoff fundou o FREE. O grupo se destacou rapidamente no movimento do blues rock britânico, principalmente pelo clássico álbum “Fire and Water” (1970), que traz a icônica “All Right Now” – uma das músicas mais reconhecíveis do rock clássico.
Kossoff se destacou pela sua habilidade de extrair emoção genuína em cada nota, um traço que diferenciava seu som dos virtuosismos excessivos da época. Seu vibrato expressivo e a forma como manipulava a dinâmica das músicas fizeram dele um mestre na arte da guitarra blues rock.
Após o auge do Free, Kossoff começou a enfrentar problemas pessoais e de saúde, principalmente devido ao abuso de substâncias. Apesar disso, ele participou de diversos projetos notáveis:
Kossoff, Kirke, Tetsu and Rabbit (1972) – Um álbum colaborativo lançado após a primeira dissolução do Free, reunindo membros da banda e trazendo um som mais experimental.
Back Street Crawler (1973) – Seu primeiro e único álbum solo, que apresentou um lado mais introspectivo e atmosférico de Kossoff, mesclando o blues com arranjos mais sutis e sentimentais.
Back Street Crawler (banda) – Após seu álbum solo, Kossoff montou uma banda com o mesmo nome, lançando os álbuns “The Band Plays On” (1975) e “2nd Street” (1976), demonstrando que ainda tinha muito a oferecer ao rock.
Impacto e Legado
A influência de Paul Kossoff no rock vai muito além do Free. Seu estilo de tocar, marcado pelo uso emocional do sustain e dos bends, inspirou grandes guitarristas como Slash, Joe Bonamassa e Gary Moore. Seu som era cru, visceral e verdadeiro, provando que não era necessário tocar muitas notas para transmitir profundidade musical.
Infelizmente, seu vício em drogas e sua saúde debilitada levaram à sua morte prematura em 1976, aos 25 anos. Apesar de sua carreira curta, seu impacto no rock permanece imenso, e sua abordagem sentimental e apaixonada da guitarra ainda é estudada e admirada por músicos em todo o mundo.
Paul Kossoff nos ensinou que a emoção é o elemento mais poderoso na música – e, por isso, continua sendo lembrado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos. 🎸🔥
CLIQUE NO BOTAO WHATSAPP NO CANTO INFERIOR DIREITO DESTA PAGINA.